quarta-feira, 28 de maio de 2008

Que pena, não?

Nas duas últimas oficinas de Comunicação oferecida pela UFBA aos alunos do Programa de Licenciaturas Especiais (PROLE) em Geografia foram apresentados dois recursos tecnológicos que auxiliará bastante os docentes em curso na preparação de suas aulas. Os instrumentos a serem usados como recursos didáticos são o programa Powerpoint e o site de busca Google Maps. Embora tais mecanismos pareçam corriqueiros e banais para alguns que comumente utilizam o computador e os serviços que este disponibiliza através da Internet, para outros considerados "leigos", informaticamente falando, tais instrumentos configuram-se verdadeiras dádivas geográficas.

Imagine seus alunos poderem visualizar numa tela e poder manipular o mapa de seu município (Salvador, por exemplo); localizar seu bairro e pontuar a rua onde mora. Ou então observar imagens via satélite destes mesmos e de muitos outros espaços.

The best!!!!

E este é apenas um dos inúmeros mecanismos de pesquisa e de consulta que o Google Maps oferece.

O Powerpoint também tem suas praticidades excelent! Economia acima de tudo! Uma transparência colorida com imagens custa R$2,50. Uma sobre o espaço geográfico, por exemplo, com 8 transparências exigiria do professor um investimento isolado de R$24,00 e um tempo dispendioso para se selecionar de livros e revistas e imagens que teriam suas cores e designer desqualificados ao serem scaneados; ou seja, projeto inviabilizado. Com o uso do Powerpoint issoseria realizado em pouquíssimo tem
po, com qualidade e baixo custo. OK?
Pena que a maioria das escolas estaduais onde atuam os docentes do PROLE não dispõem dos aparatos tecnológicos que viabilizam o uso destes recursos. Que pena mesmo, não?

Mas, fica aí o incentivo para todos aqueles que desejam incrementar, dinamizar e modernizar suas aulas de modo a envolver os educandos.

Confira abaixo um exemplo simples e prático de uso do Google Maps. É só clicar.


Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário: