sábado, 25 de outubro de 2008

Formatura


A colação de grau da turma de Geografia do PROLE foi no dia 13 de setembro passado. A cerimônia, simplesmente linda, ocorreu no salão da Reitoria da UFBA às 19h com a presença de 32 formandos, professores e autoridades da universidade e da SEC/BA, familiares e amigos.


Esse foi um momento muito especial em suas vidas; afinal, num país onde a educação é tratada com tanto descaso e indiferença; ou, como simples meio de ganho honesto (para os que assim agem, é claro), é uma vitória sensacional poder concluir o tão inalcancável nível superior na maior entidade educacional do país. Imaginem!!! Poder exibir um diploma da Universidade Federal da Bahia! E não foi uma trajetória fácil, não! Afinal, nenhum dos formandos tinha menos de tinta anos de idade (a maioria mãe/pai/marido/esposa e/ou funcionário por tempo integral); nenhum deles era sustenatado por um benfeitor interessado em vê-los progredir profissionalmente; ou até mesmo compartilhou do apoio de outros.

Puxado, hein, galera?!!!!

Mas, será que valeu a pena?!!! VALEU!

Parabéns a todos que aceitaram o desfaio e o levou a término com um êxito tão lindo!

Agora é mãos à obra. É hora de fazer valer tanto conhecimento adquirido; faça cada qual a sua parte em ser um educador comprometido com os seus educandos, ainda que muitos entraves os desestimulem. Eles esperam e merecem que vocês assim o façam.

E aí, vão encarar mais esse desafio???!!!

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Fale fácil

Embora o tema "aquecimento global" esteja em evidência através dos meios de comunicação, muitas vezes não desperta a atenção dos jovens pela linguagem que é usada. É preciso falar numa linguagem fácil de se entender se quisermos que as pessoas realmente nos entenda. Afinal, estamos falando pra quem? Pra nós mesmos?

O professor de Geografia em especial tem que tomar medidas práticas e simples que facilitem o intercãmbio de comunicação entre ele e seus pupilos. Captou ou ficou difícil de entender?

Vamos então falar numa linguagem mais simples. Vamos usar a linguagem que os jovens mais apreciam neste início de século XXI: a linguagem dos vídeos.

Veja como é FÁCIL!!!

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Que pena, não?

Nas duas últimas oficinas de Comunicação oferecida pela UFBA aos alunos do Programa de Licenciaturas Especiais (PROLE) em Geografia foram apresentados dois recursos tecnológicos que auxiliará bastante os docentes em curso na preparação de suas aulas. Os instrumentos a serem usados como recursos didáticos são o programa Powerpoint e o site de busca Google Maps. Embora tais mecanismos pareçam corriqueiros e banais para alguns que comumente utilizam o computador e os serviços que este disponibiliza através da Internet, para outros considerados "leigos", informaticamente falando, tais instrumentos configuram-se verdadeiras dádivas geográficas.

Imagine seus alunos poderem visualizar numa tela e poder manipular o mapa de seu município (Salvador, por exemplo); localizar seu bairro e pontuar a rua onde mora. Ou então observar imagens via satélite destes mesmos e de muitos outros espaços.

The best!!!!

E este é apenas um dos inúmeros mecanismos de pesquisa e de consulta que o Google Maps oferece.

O Powerpoint também tem suas praticidades excelent! Economia acima de tudo! Uma transparência colorida com imagens custa R$2,50. Uma sobre o espaço geográfico, por exemplo, com 8 transparências exigiria do professor um investimento isolado de R$24,00 e um tempo dispendioso para se selecionar de livros e revistas e imagens que teriam suas cores e designer desqualificados ao serem scaneados; ou seja, projeto inviabilizado. Com o uso do Powerpoint issoseria realizado em pouquíssimo tem
po, com qualidade e baixo custo. OK?
Pena que a maioria das escolas estaduais onde atuam os docentes do PROLE não dispõem dos aparatos tecnológicos que viabilizam o uso destes recursos. Que pena mesmo, não?

Mas, fica aí o incentivo para todos aqueles que desejam incrementar, dinamizar e modernizar suas aulas de modo a envolver os educandos.

Confira abaixo um exemplo simples e prático de uso do Google Maps. É só clicar.


Exibir mapa ampliado

terça-feira, 27 de maio de 2008

Geografando Salvador

O ensino de Geografia mudou muito através do tempo; mas algumas coisas, infelizmente, continuam a mesma.

É incrível como na escola o professor trabalha com os alunos o desenho de mapas de tudo que é parte do mundo; menos do seu próprio município. O mapa de Salvador pode ser observado pelos alunos de escola pública em qualquer outro, menos na sala de aula. Das séries iniciais ao ensino médio este é um componente curricular inexistente.

Mas podemos mudar isso utilizando um recurso simples e fácil de encontrar. Sabe como? Fazendo uso dos inúmeros mapas turísticos disponíveis na Internet e em pontos estratégicos da cidade.

Eis é um bom exemplo. Pode clicar!

Não desanime

Se após uma avaliação de unidade seus alunos queridos não corresponderem ao êxito que aparentava nas aulas, não desanime nem fique triste. Isso acontece com os melhores professores! Quer uma boa dica de como reverter o quadro?

Veja que sugestões maravilhosas.

O poder das imagens

Embora o professor de escola pública tenha grande dificuldade de realizar um trabalho diferenciado devido a excassez de recurso didáticos que tornem suas aulas tão interssantes e convidativas quanto o mundo que rodeia seus alunos, é importante não desanimar e criar instrumentos que possam dinamizá-las. Como? Fazendo o uso de imagens.

Observe estas imagens, por exemplo. É só clicar nelas para visualizá-las.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Salvador sob o olhar do prole

No semestre passado a turma do prole de Geografia produziram um vídeo superinteressante sobre a nossa cidade e alguns de seus contrastes.

Vale a pena ver!

Cidadãos do mundo

Você é brasileiro, baiano, soteropolitano ou terraqueo? Nosso endreço vai além do nº da nossa, de nossa rua, do país que vivemos ou do estado que nascemos. Você sabe se localizar no espaço?

Veja como!

quarta-feira, 30 de abril de 2008

PLACAS TECTÔNICAS

O Brasil é um país privilegiado, geologicamente falando. Todavia, isso não impede que a porção territorial onde está localizado passe por turbulências, como o ocorrido em São Paulo, semana passada.

Saiba mais sobre placas tectônicas.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

TREMOR DE TERRA

Houve na noite de terça-feira um tremou de terra em São Paulo, que alcançou 5.2 na escala richter.
Leia mais sobre a materia no JC Online...

Saiba o que é escala richter...

Escreva um resumo do assunto para discutir em classe.